Bahia, honra e glória do futebol brasileiro

Bahia, honra e glória do futebol brasileiro

Por Ronaldo Souza


Sete de setembro de 1822 é a data oficial da Independência do Brasil.

A História, porém, registra que ela só ocorreu de fato em 02 de Julho de 1823, quase um ano depois, quando os portugueses foram finalmente expulsos do Brasil. E isso ocorreu na Bahia.

Desde junho do ano que findou, 2013, essa data, 02 de julho de 1823, foi reconhecida como data histórica nacional e não mais só como da Independência da Bahia.

O Brasil nasceu na Bahia.
A Independência do Brasil foi na Bahia.

BAHIA, HONRA E GLÓRIA DO FUTEBOL BRASILEIRO

Primeiro Campeão Brasileiro
Primeiro time do Brasil a disputar a Taça Libertadores da América
Único Bicampeão Brasileiro do Norte/Nordeste
E agora, primeiro time do Brasil em que os torcedores elegem o presidente do clube

07 de Setembro de 2013

Torcedor tricolor, guarde essa data. É o dia da Independência do Bahia. É o dia em que, pela primeira vez no Brasil, o presidente de um clube de futebol foi eleito pela sua torcida. Absolutamente inédito. E é também o dia do começo da independência do futebol brasileiro.

Quiseram os deuses que mais uma vez a Bahia, berço do Brasil, fosse o berço de um novo momento, desta vez, o novo momento do futebol brasileiro. Na sequência, movimentos e atos já surgiram e outros surgirão, pois isso certamente irá se espalhar pelo Brasil.

Identificação perfeita, única; a Bahia e o Bahia. Misturam-se, completam-se. Ambos abençoados pelos deuses, nas cores da harmonia, da paixão e da paz.

Parabéns Bahia. Mais uma vez, você fez história. Mais uma vez, até o que parecia ser destino, vencemos. E mais uma vez, fomos os primeiros.

Mesmo durante a longa noite de trevas, quem fez o que você fez?

No plano nacional, quem conquistou o que você conquistou? Quem representou o Norte-Nordeste como você representa?

No plano local, ganharam títulos? Não, não ganharam. Foi o Bahia que deixou de ganhar.

A sua historia de conquistas e tradição só você possui.

Você é a Bahia.

Quantas vezes você venceu na derrota? Essa foi só mais uma. Só os grandes vencem na derrota. Eles jamais vão entender isso.

Por isso, você voltará a cumprir o seu destino: o destino de quem nasceu para vencer.

Hoje, 01 de janeiro de 2014, dia do seu aniversário, nós, a Torcida de Ouro do Brasil, mais uma vez nos rendemos à paixão que só nós conhecemos.

Nestas primeiras horas da quarta-feira, 01 de janeiro de 2014, primeiro dia do ano, dia do seu aniversário, ouço os acordes do seu hino.

Mas hoje, ao invés de me levantar para “mais um Bahia”, como tantas vezes já fez, eles vão me embalar no que ainda tenho de noite de sono, o sono de quem sabe que você está voltando para o lugar que lhe foi destinado pelos deuses do futebol.

Está voltando para manter cada vez mais acesa a paixão que times de futebol não conhecem.

Você não é só um time.

É um fenômeno social.
Bahia, honra e glória do futebol brasileiro Bahia, honra e glória do futebol brasileiro Reviewed by Paulo Ricardo Santos on 15:15 Rating: 5

2 comentários

Fala tricolor!