Bahia, honra e glória do futebol brasileiro


Por Ronaldo Souza

Sete de setembro de 1822 é a data oficial da Independência do Brasil. A História, porém, registra que ela só ocorreu de fato em 02 de Julho de 1823, quando os portugueses foram finalmente expulsos do Brasil na Bahia.
Desde junho deste ano, essa data, 02 de julho de 1823, foi reconhecida como data histórica nacional e não mais só como da Independência da Bahia.
O Brasil nasceu na Bahia.
A Independência do Brasil foi na Bahia.


 Bahia, honra e glória do futebol brasileiro

Primeiro Campeão Brasileiro
Primeiro time do Brasil a disputar a Taça Libertadores da América
Único Bicampeão Brasileiro do Norte/Nordeste
E agora, primeiro time do Brasil em que os torcedores elegem o presidente do clube


07 de Setembro de 2013

Torcedor tricolor, guarde essa data. É o Dia da Independência do Bahia. É o dia em que, pela primeira vez no Brasil, o presidente de um clube de futebol é eleito pela sua torcida. Absolutamente inédito.
Quiseram os Deuses que mais uma vez a Bahia, berço do Brasil, fosse o berço de um novo momento, desta vez, o novo momento do futebol brasileiro, algo que certamente irá se espalhar pelo Brasil.
Identificação perfeita, única; a Bahia e o Bahia. Misturam-se, completam-se. Ambos abençoados pelos Deuses.
Foi uma luta dura, difícil, travada ao longo de cerca de 20 anos. Uma torcida fiel, apaixonada por um clube que tem como lema “nasceu para vencer”.
Só para citar alguns dos títulos mais importantes:
02 títulos de Campeão Brasileiro
44 títulos de Campeão Baiano
04 títulos de Campeão da Copa Norte-Nordeste
02 títulos da Copa do Nordeste
E mais cerca de 30 outros títulos
Apesar disso, graças aos desmandos dos últimos 20 anos, o time que nasceu para vencer estava desaprendendo a vencer. Mas, até isso vencemos.
Chegamos ao momento máximo, à reta final. Sob todas as ameaças, inclusive de liminares, como já acontecera outras vezes, elegemos o nosso presidente, vice-presidente e Conselho Deliberativo.
Um breve resumo da noite anterior ao dia da eleição:

Cientes de que qualquer coisa poderia acontecer nas últimas horas que antecedem as eleições tricolores, cerca de 25 torcedores fizeram uma vigília no fórum Ruy Barbosa, em Nazaré. Com intenção de agir imediatamente caso alguma ação anti-eleições fosse impetrada, o grupo varou a madrugada na frente do portão que dá acesso ao plantão judiciário.

Com smartphones e seus respectivos carregadores prontos para qualquer necessidade, os tricolores permaneceram firmes e atentos a qualquer movimento que mirasse o pleito que ocorrerá logo mais, às 9 horas, na Fonte Nova. Grande parte da torcida acompanhou pelo Twitter e chegou a enviar alimentos como sanduíches e pizzas para os que estavam trabalhando pela democracia.


4.932 torcedores tiveram os seus votos validados
Presidente eleito: Fernando Schmidt
Vice-presidente: Valton Pessoa

Parabéns Bahia. Mais uma vez, você faz história.


* A imagem acima é do cartão de identificação do torcedor associado para votar
Bahia, honra e glória do futebol brasileiro  Bahia, honra e glória do futebol brasileiro Reviewed by Paulo Ricardo Santos on 13:46 Rating: 5

Nenhum comentário

Fala tricolor!